O verão chegou e alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados durante a calorosa estação. Com o aumento da temperatura, o nosso corpo passa por algumas mudanças. Por exemplo, no verão, o nosso corpo não precisa trabalhar tanto quanto no inverno para manter sua temperatura ideal e também perdemos muito líquido nessa época. Por causa disso, a nossa alimentação deve receber uma atenção extra para que tudo corra bem.
Além disso, durante as férias de verão costuma-se viajar para lugares que possuem outros hábitos alimentares do que estamos acostumados no dia-a-dia. Portanto, é necessário ficar atento com as refeições que serão feitas, se não quiser perder o seu tempo de descanso e diversão trancado dentro de um hotel e passando mal. Para encarar esse verão sem maiores complicações e curtir as suas férias numa boa, conversamos com a consultora nutricional Samantha Macedo, que deu algumas dicas de como se alimentar de forma saudável.
Alimentação que é a cara do verão
Segundo Samantha, os alimentos naturais, que são menos processados, ricos em fibras, como as frutas e os vegetais são os mais recomendáveis para o verão. “As frutas e os vegetais também são ricos em vitaminas e sais minerais e ajudam a repor os líquidos perdidos com o calor, além de serem de fácil digestão e conterem pequenas ou nenhuma quantidades de gordura”, alerta a especialista.
“Faça pequenas refeições e lanches ao longo do dia, tome muito líquido e aproveite para prestar atenção na sua alimentação, incluindo mais cor ao seu prato e com isso protegendo seu organismo contra a ação dos radicais livres”, aconselha Samantha. A nutricionista ainda propõe a ingestão de cereais – “São boa fonte de energia, que é liberada gradativamente, garantindo o pique para o dia todo”.
Samantha ainda lembra que é necessário manter-se hidratado por causa de todo o calor do verão. “O ideal é não deixar de beber bastante água, chás, sucos e água de coco, já que a perda de líquidos é maior durante a estação”, diz a nutricionista.
Passe longe
Se tem alimentos que, para o nosso corpo, caem como uma luva, também existem aqueles que devem ser evitados ou até cortados do cardápio. Segundo Samantha, alguns pratos são de difícil digestão e deixam a pessoa com a sensação de peso no estômago e cansaço.
“Alimentos ricos em gordura ou fritos, por serem muito calóricos e nutricionalmente terem um valor muito baixo, não são apropriados”, diz Samantha. “Eles não agregam micronutrientes – vitaminas e minerais – e são bombas calóricas”, adiciona a expert.
Evite transtornos
Se for viajar para um lugar em que a alimentação é diferente do que o usual, fique atento. Para a nutricionista, a melhor forma de evitar qualquer problema é buscar comer aquilo que já faz parte do seu cardápio. E, se for se arriscar na culinária típica do lugar, é melhor que faça isso aos poucos.
“Experimente um prato diferente por vez e em quantidade moderada e também opte por um local de confiança, em que haja a garantia de higiene na manipulação dos pratos”, aconselha a consultora. E prossegue – “Depois espere alguns dias e veja como seu organismo reage e só então experimente outra novidade. Incluir novidades alimentares gradativamente faz com que o organismo se adapte lentamente”.
Os pescados também fazem parte dos cardápios de verão, mas para evitar intoxicações e complicações alimentares por causa deles Samantha diz que o jeito é escolher o local de mais confiança mesmo, que seja limpo e que também mantenha os peixes frescos.
“Se o prato for preparado na hora, com ingredientes de boa qualidade e procedência, a chance de contaminação é muito menor. Também evite comer em buffets, nos quais a comida fica exposta por muito tempo – nesse caso a chance de contaminação é maior”, adverte a nutricionista. Ela também alerta para a atenção com os quiosques. “Evite as barracas que não possuem infra-estrutura de cozinha”, completa.
Proteja sua pele com a alimentação ideal
Além de trazer uma sensação de bem-estar, uma alimentação saudável durante o verão pode ser benéfica até para os cuidados com a pele, que a estação demanda. Para tal, Samantha Macedo lista alguns alimentos que são ideais para a proteção da epiderme.
“Alimentos ricos em betacaroteno – que será convertido em vitamina A dentro do organismo – são boas opções para quem se preocupa com a saúde da pele”, adverte a especialista. E continua – “Opte pelos alimentos alaranjados: manga, mamão, cenoura, abóbora, entre outros”.