Quando você pensa na palavra ´verão´, provavelmente a próxima coisa a pipocar na sua cabeça é a idéia de ´férias´. E se você conseguiu juntar as duas palavras na prática, com certeza irá aproveitar o seu tempo sobrando e os dias ensolarados para praticar algum exercício físico, querendo ou não.
Esses mesmos dias ensolarados, que deixam qualquer litoral ou parque muito mais atraentes, merecem cuidados especiais que podem fazer toda a diferença para que você não passe o Reveillon se lambuzando de pomada para queimaduras ou comendo uma salada de rúcula com agrião. O !ObaOba falou com preparador físico Thiago Beneducci, que deu as dicas a seguir.
Para começar, marque para o primeiro dia de férias um check-up com o seu médico. Aproveite e consulte um especialista para saber o que você pode ou não fazer ou comer. Pode parecer meio óbvio, ainda mais para quem já faz exercícios físicos com alguma frequência, mas nem tudo pode ser benéfico para o seu organismo. Talvez você possa trocar a sua caminhada matinal por uma aula de Tai Chi Chuan, ou aquela hora de musculação na academia por uma aula de aeróbica. Use a criatividade de forma consciente.
Se manter constantemente hidratado é uma necessidade básica para o verão, já que o calor aumenta nesta época do ano. Quanto mais quente o clima, maior será a perda de líqüidos do seu corpo. Água é o principal, mas bebidas isotônicas também ajudam bastante, como água de côco, soro caseiro (aquele com água, açucar e sal) e industrializados.
Ainda sobre o calor, lembre-se que no verão os dias são mais longos, portanto você pode chegar cedo à praia, por volta das 6h. Após as 10h, aumenta a incidência de raios ultra-violeta B na atmosfera, aumentando também as suas chances de ficar com o corpo em forma, porém com a pele queimada. Continue evitando uma maior exposição ao Sol até as 16h. E não precisa ficar de olho no relógio para passar bastante protetor solar. É melhor prevenir do que remediar.
Um último cuidado que você pode aplicar durante todas as suas férias é criar o hábito de se alongar antes de qualquer tipo de exercício. Os alongamentos aumentam a circulação de sangue nos seus músculos, facilitando os movimentos e diminuindo a chance de cãibras e outras lesões. E algo que muita gente não sabe é que o aquecimento no final das atividades é tão importante quanto a primeira série dos movimentos. São os alongamentos finais quem garantem a elasticidade dos músculos adquirida durante os exercícios, além de diminuir o nível de ácido lático, evitando dores musculares.
Na verdade, esses cuidados servem para todas as estações do ano, mas no verão eles se tornam praticamente obrigatórios, já que praticamente o Brasil inteiro entra no clima de festa, contanto com os feriados de final de ano. Procure sempre estar atento à essas dicas se você não estiver a fim de usar uma camiseta na praia, ou ter que desmarcar a ´pelada´ com os amigos.