TikTok da Riqueza: por que acompanhar o estilo de vida dos ricos virou tendência

TikTok
A exposição do estilo de vida luxuoso faz sucesso no TikTok

Recentemente, as contas dos super ricos tiveram um boom de curtidas e visualizações no TikTok. Conteúdos como unboxings de luxo e tour por mansões caíram no gosto dos tiktokers e expõem as contradições da sociedade e da geração Z. Como explicar esse fenômeno da internet?

Em primeiro lugar, é interessante notar que esse é um fenômeno do TikTok, pois em redes sociais como o X e o Instagram, a ostentação de um estilo de vida luxuoso gera acalorados debates. Aliás, a importância do luxo no TikTok tornou-se tão grande que os produtores de conteúdo de moda avaliam ser quase impossível se destacar nessa rede com pouco capital.

Perfil e motivação dos usuários do TikTok

O que intriga, aos mesmo tempo, é a constatação de que a maioria dos tiktokers tem entre 18 e 24 anos, ou seja, uma geração que, teoricamente, tem mais consciência de classe que as suas antecessoras, mas, ao mesmo tempo, é adepta desse tipo de contéudo.

Existem duas explicações plausíveis para esse tipo de fenômeno da internet. O primeiro é que a riqueza atrai o sonho, afinal, todo mundo sonha ou já sonhou em ter um estilo de vida luxuoso. Ao mesmo tempo, a exposição dos ricos no TikTok mostra um lado mais humano e real de suas vidas, fazendo uma aproximação com o público de outras classes sociais. Isso, por si só, já deixa o sonho da riqueza mais próximo dos usuários.

Forma x Conteúdo

Apesar de todo esse apelo que o estilo de vida de luxo gera nos usuários, uma reflexão importante é a superficialidade do conteúdo gerado no TikTok, na medida em que temas importantes como educação e saúde não geram tanto engajamento nessa rede social. Assim, a falta de conteúdo relevante é mascarada por produções fantásticas que alimentam o sonho dos usuários, ao mesmo tempo em que sufocam a crítica social.

Compartilhe: